Desde novembro em uma consulta de
rotina ao endócrino fui informada que a partir de janeiro seria disponibilizado
um novo aparelho para os diabéticos do estado.Desde novembro também
simplesmente minha cidade parou de receber insumos.Todo mês me disponibilizavam
100 tiras Active...tudo bem que eu gasto quase 250,mas já era uma ajuda e de
repente houve esse corte.Esse mês que
passou(janeiro)quando fui a farmácia básica verificar se a situação já estava
normalizada,eis que a farmacêutica surge com um novo aparelho em mãos...CEPA
GC.
Alguém já ouviu falar??Claro que
não...pois nem o Google...peguei o aparelho e ,100 tiras.Ele não veio em uma
caixinha como uma glicossímetro normal,ele veio dentro de uma bolsinha preta e
o manual em formato de folha de oficio A4 grampeado me foi entregue no momento
Dados do aparelho segundo o manual:
Fabricado por:TaiDoc Technology
Co. Taiwan
Importado para o Brasil por:
MBiolog Diagnósticos Ltda.- Contagem.
Registro na Anvisa sob o número:
8004758143
Farmacêutico responsável:
Fabrício Galvão Brito- CRF/MG: 9587
![]() |
Manual do aparelho |
Ele é um aparelho lindinho se
querem saber...pequeno,fininho,as tiras gastam pouquíssimo sangue..bem menos que
o Active.Mas amigos, fazendo alguns teste de glicemia nele e ao mesmo tempo no
Active foi que eu vi a realidade em que nós
fomos metidos...A diferença as vezes é mínima,mas na maioria das vezes é
gritante!!!!Veja na foto abaixo o que nos aconteceu ao usar o aparelho Cepa GC terça feira dia 02/02:(A imagem fala por si só...)

Os problemas vão além das
dimensões imagináveis...outras pessoas
em todo o estado já estão usando o aparelho em crianças,jovens,adultos e
idosos e não estão sabendo dessas informações...Imaginem a situação: O aparelho
acusa erroneamente uma hiperglicemia
como aconteceu aqui em casa,dái você trata com ultrarrápida e de repente a
pessoa perde a consciência podendo ter até uma convulsão e vir a óbito!!!!Isso é muito sério...
Entrei em contato com o SAC do aparelho,reclamando das variações no resultado e eis um pedaço da resposta que recebi...pois o resto nem compensa dividir com vocês:
"O nosso modelo Cepa GC, contem o mais avançado método de leitura, através de amperometria, obtendo resultados precisos e confiáveis, e também é registrado na ANVISA, sendo totalmente aprovado por esse órgão."
Então tá ne..
Sabe o que vai
acontecer?Simplesmente um monte de gente vai morrer por causa dos valores
errados que aparecem no visor...pelo simples fato de ver no visor um valor x
fazer aplicação de insulina baseado neste e vir a ter um desmaio,uma
convulsão...e a culpa vai ser de quem?do aparelho ?Não,da pessoa que tomou a
medicação errada ou deixou de se cuidar...
Sei que muitas pessoas dependem exclusivamente das tiras disponibilizadas pelo SUS,o meu papel é apenas ajudar na divulgação das informações e alertar a todos o perigo que correm usando esse aparelho.
Para saber mais sobre esse aparelho leia também:
Onde esse Fabrício (farmacêutico responsável ) testou esse raio de aparelho para aprovar a importação ????
ResponderExcluirKellen,vai se saber onde foi que ele fez esse teste...rsrsrsrs
ExcluirEsse povo precisa é de uma CEPADA na cabeça pra aprender a não brincar com a saúde,com a vida dos diabéticos!
Minha irmã de 6 anos acabou de trocar o aparelho dela por esse, no início ela estava tendo hipoglicemia e achamos que era problema do aparelho, mas medimos com uns 3 aparelhos diferentes e não deu diferença. Ela foi na médica e diminuiu as doses da insulina, agora está controladinha. Só que ela precisa de pelo menos 180 fitas por mês e a prefeitura só deu 100. Como essa marca é desconhecida não tem nem como comprar as fitas... Como que ficamos nessa história toda???
ResponderExcluirOi Jane tudo bom?Te aconselho a continuar testando o aparelho Cepa por um bom tempo,fazendo os testes de glicemias em dois ou mais aparelhos ao mesmo tempo.Por segurança.
ExcluirSe você encontrar diferenças muito grandes e "resultados perigosos" tire uma foto e mande ou pra mim(no meu e-mail)minhadocemarcela@gmail .com ou pra ADI(Associação de Diabetes Infantil ) de BH no e-mail: cidinhamcampos@gmai.com.Estamos tentando juntar material suficiente pra tentar impedir a compra e manutenção dos insumos dessa marca...
Se puder me mande um e-mail tbm para que eu possa ver o que faço pra te ajudar em relação as tiras...
Abraço!!!
O absurdo maior é o preço q variam desses aparelhos: o preço de um aparelho de glicemia tradicional e mais conhecido no mercado gira em torno de 80 a 120 reais. Sabe por quanto ta saindo esse aparelho (doado pelo governo) no almoxarifado central da rede pública onde trabalho???? 5 reais...é isso mesmo 5,00 (cisnco reais). Como confiar em um produto tão barato jah q na concorrência é mais de 20x esse valor??? Ta certo q eles compensam o valor do aparelho na hora de vender as tiras (q por sinal é um preço descomunal), mas essa estratégia todas as empresas de glicosímetro sempre usam.
ResponderExcluirUma vergonha mesmo,já estava sabendo mesmo do valor que ele está sendo comercializado em alguns locais...o governo do estado deve ter ganhado ele enão comprado!Quem vai pagar caro por tudo isso são os diabéticos,com sua saúde!
ExcluirHoje, 12/03/2013, às l7:00 hrs fui a rede pública municipal de minha cidade, Teófilo Otoni (MG)para pegasr tiras o meu aparelho Accuchek e eles me deram um CEPA-GC, sem eu pedir, com tiras + xerox das instruções (manual do usuário), aliás com as "pagininhas" topdas misturadas. Testei o aparelho. O resultado do CEPA-GC foi menor do que o Accuchek Active. Aí fica minha dúvida... ... mas tomei a insulina com base no valor menor (já que a dirença não era mta coisa). Vou continuar fazendo a comparação.
ResponderExcluirSe a diferença de valores for igual ou menor que 20% ainda é aceitável...o que não pode acontecer é dar valores acima dessa "regra" básica...Eu aplicaria insulina na minha filha baseada no valor que o Active mostrasse,confio muito nessa marca e usamos desde o diagnóstico.Pelo visto todos os municípios mineiros irão receber esse aparelho!
ExcluirOlha, ganhei o aparelho a quase um mês e quando fui medir minha glicose veio o espanto, estava 50 pontos acima, comparado ao active. Tem mais um detalhe, o lancetador que recebi era da marca G-Tech e não da Cepa, é um descaso com a gente.Aconselho vc a continuar comparando os resultados e gostaria de entrar nessa guerra tbém, pois acredito que muita gente pode sofrer com essa atitude irresponsável das autoridades estaduais e municipai. Rita
ExcluirAcabei de pegar esse aparelho no posto ele veio pra mim em uma bolsinha tb porem sem nenhum manual trouxe pra ksa e fiz um texte medir minha glicose nele e medi no outro q tenho da activia e o resultado tb foi diferente assim nao da né esse aparelho é muito importante para nosso controle vamos reclamar mesmo minha gente
ResponderExcluirOlá! Meu sobrinho de 3 anos foi diagnosticado com Diabetes tipo 1 e ontem teve alta hospitalar. Tbm recebeu o aparelho CEPA GC, desregulado! Agora eu vesti essa camisa e encontrei aqui e em outros blogs diversas reclamações. Como tenho alguns bons contatos, hoje fui com um vereador na Secretaria de Saúde e a farmacêutica responsável nos informou que há inúmeras reclamações deste aparelho, e ela já avisou a regional da saúde e tbm em BH, bem como ligou no SAC do produto made in Taiwan. Eles alegam que o produto é liberado pela ANVISA e que ela deve solicitar uma solução para fazer o teste no aparelho (essa solução seria como um sangue, que por exemplo teria 150 de glicemia, e o teste no aparelho tem que dar este valor, para estar correto, e se der diferente, daí sim se comprovaria o defeito). A responsável já solicitou mais a solução nunca que chega e enquanto isso os usuários que se danem! Vou mobilizar geral aqui na minha cidade, hoje já saiu na rádio, já espalhei pelo facebook, e se preciso vamos à televisão. ESTOU COM VCS NESTA LUTA. MANTENHAM-ME INFORMADA.
ResponderExcluirDébora obrigada por se unir a nós nessa batalha diária...está um caos a ponto de ja estar faltando até as tiras desse aparelho no meu munícipio!Essa solução em nada vai resolver o problema dos aparelhos na mniha opinião...
ExcluirMe mande um e-mail pra gente conversar melhor,e no facebook tem vários grupos relacionados a Diabetes da qual todas nós blogueiras fazemos parte...vc sabia?Vc pode fazer parte desses grupos...
Vc mora onde aqui em Minas???Estou esperando um e-mail seu!Abraço
minhadocemarcela@gmail.com
Ola! Meu nome é Keide Guedes Vasconcelos e acabei de receber esse tal de CEPA GC. Olhei atentamente e não tive a confiança de fazer o teste nele. Realmente veio sem a caixinha, sem a caneta pra coletar o sangue(furar o dedo), sem as agulhas e o que é isso? Tenho diabetes há 28 anos e sempre achei um descaso com os portadores mas igual a esse nunca!
ResponderExcluirMarcela, você sabe configurar a hora nessa jossa? Nem no site do fabricante tem o manual e o da minha mãe veio só com um manual de acesso rápido que tem uma página. Minha mãe precisa configurar a data / hora para que a médica acompanhe as medições... :(
ResponderExcluirA Secretaria de Estado de Saúde (SES) admitu que o aparelho pode apresentar problemas de configuração e ainda adquiriu e distribui os glicosímetros e tiras reagentes de glicemia atendendo aos critérios de licitações públicas. ECONOMIA PORCA DOS NOSSOS GOVERNANTES, QUEREM QUE OS DIABETICOS MORRAM PARA SOBRAR MAIS $$ P/SEUS BOLSOS. KI ABSURDO!!!!!ISSO TEM QUE MUDAR, JÁ.
ResponderExcluirÉ uma pena esse fato! Aqui em Contagem / MG estou sem receber os insumos desde dezembro de 2012. E nem sinal de que irei ganhar o CEPA, estou arcando com todos os custos. O jornal Estado de Minas (um jornal de grande circulação no estado) informou sobre o descaso quanto à esse glicosímetro, escrevi sobre isso no meu blog.
ResponderExcluirhttp://soudoce.blogspot.com.br/2013/06/materia-sobre-o-glicosimetro-cepa-gc-no.html
Espero que resolvam essa questão rápido, estou até sem coragem de usar este glicosímetro quando eu recebê-lo.
Fiz uma denúncia na Anvisa.
ResponderExcluirSegundo eles o registro do produto é falso!
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=201958583296699&set=a.168496666642891.1073741828.168482866644271&type=1
ola, meu nome Elisete, minha filha tem diabetes a 1 ano.ela só tem 5 anos
ResponderExcluirontem dia 02/07
recebi este aparelho fiz o teste deu diferença de 50,40,50,hoje levei está porcaria de aparelho para o posto,
atendente ficou com ele.
sabe o que ela me disse?
aguarde iremos te ligar. (em outras palavras se vira a filha e sua.)
É isso que eles falam temos que comtinuar lutando temos direito estou nessa luta minhs fihla tambem é e vomos csnseguir com a luta de todos.Mais temos que tomar muito cuidado e não utilizar essa porcaria de aparelho.
ResponderExcluirgente, perdi esse bendito aparelho cepa gc modelo td 4230 preciso devolver essa belezura ao posto a atendente mandou eu comprar outro so que bh nao existe o aparelho para a compra o que eu faço???
ResponderExcluirFabiana,seu posto vai voltar a fornecer tiras Active?
ExcluirPor que precisa devolver?
Boa noite a todos. Estou precisando MUITO extrair os dados das minhas medições neste aparelho CEPA CG, mas não encontrei qualquer infomação de como proceder. Alguém sabe qual cabo eu devo utilizar? Preciso de algum software? É urgente! =( Obrigado a todos pela ajuda.
ResponderExcluirOlá a todos
ResponderExcluirSinto não estar logado mas etou postando de um computador não confiável
Meu nome é Wellisson e se precisarem me retornem no e-mail: wellissons@yahoo.com.br
Tenho uma pessoa que passa por este problema
E ao levar o aparelho na farmácia pública a informação que recebo é que o aparelho está perfeito, entretanto achei uma outra informação.
http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2013/07/23/interna_gerais,426470/mp-condena-glicosimetro-distribuido-na-rede-publica-de-saude-em-minas.shtml
Notem que a publicação é antiga, o que terá ocorrido ?