quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Glicossímetro Cepa GC!


Desde novembro em uma consulta de rotina ao endócrino fui informada que a partir de janeiro seria disponibilizado um novo aparelho para os diabéticos do estado.Desde novembro também simplesmente minha cidade parou de receber insumos.Todo mês me disponibilizavam 100 tiras Active...tudo bem que eu gasto quase 250,mas já era uma ajuda e de repente houve esse corte.Esse mês  que passou(janeiro)quando fui a farmácia básica verificar se a situação já estava normalizada,eis que a farmacêutica surge com um novo aparelho em mãos...CEPA GC.
Alguém já ouviu falar??Claro que não...pois nem o Google...peguei o aparelho e ,100 tiras.Ele não veio em uma caixinha como uma glicossímetro normal,ele veio dentro de uma bolsinha preta e o manual em formato de folha de oficio A4  grampeado me foi entregue no momento
 Dados do aparelho segundo o manual:
Fabricado por:TaiDoc Technology Co. Taiwan
Importado para o Brasil por: MBiolog Diagnósticos Ltda.- Contagem.
Registro na Anvisa sob o número: 8004758143
Farmacêutico responsável: Fabrício Galvão Brito- CRF/MG: 9587

Foto: Por Natália Vieira - mãe da Marcela 4 anos e DM1
Sobre o glicosímetro CEPA GC que eu recebi e outras pessoas também: Cuidado ao sair comentando e compartilhando erroneamente que o aparelho não tem manual e registro na ANVISA, pois ele tem. (Até postei a foto do manual do aparelho aqui no grupo). Claro que isso em hipótese alguma o torna mais confiável!!! Eu recebi o aparelho sem caixa mais o manual me foi entregue em mãos, quem recebeu o aparelho sem manual deve voltar ao local onde retirou o mesmo e reivindicar o seu. O debate que está em pauta e que devemos nos unir pra tentar mudar a situação é sobre a imprecisão no resultado dos testes. Eu venho testando ele a dias e outras pessoas também. Sugiro a quem recebeu esse aparelho fazer como eu fiz: mandar um e-mail reclamando, mas essa ação tem que ser conjunta, em massa!!!! Quanto mais gente reclamar mais força e proporção vai tomar essa questão. Se a gente só ficar aqui debatendo nada vai resolver, temos que juntos, agir!
Manual do aparelho



Ele é um aparelho lindinho se querem saber...pequeno,fininho,as tiras gastam pouquíssimo sangue..bem menos que o Active.Mas amigos, fazendo alguns teste de glicemia nele e ao mesmo tempo no Active foi que eu vi a realidade em que nós  fomos metidos...A diferença as vezes é mínima,mas na maioria das vezes é gritante!!!!Veja na foto abaixo o que nos aconteceu ao usar o aparelho Cepa GC terça feira dia 02/02:(A imagem fala por si só...)
 
Foto: E então em alguns lugares, resolveram trocar os aparelhos.
Olhem o que anda acontecendo por aqui. Imagina corrigir uma glicemia que da HI num aparelho mas na verdade está 148 ??

Como confiar?

Obrigada pela foto, Natalia Vieira. E que bom que vc conferiu com outro aparelho e não corrigiu essa glicemia.Ou a coisa melhora ou deixa como está. O aparelho Active sempre esteve longe de ser o melhor, mas sempre foi confiável ,de marca conhecida e usado por milhares de diabéticos no país.Agora o  governo de MG coloca em nossas mãos um aparelho desconhecido,de pouca  ou nenhuma confiabilidade?Eu como mãe de uma criança diabética vou poder usar um aparelho com esse em minha filha de 4 anos?Onde está o respeito com os DMs? Guardou?... no mesmo bolso que guardou o dinheiro que economizou com a compra dessa porcaria?

Os problemas vão além das dimensões imagináveis...outras pessoas  em todo o estado já estão  usando o aparelho em crianças,jovens,adultos e idosos e não estão sabendo dessas informações...Imaginem a situação: O aparelho acusa  erroneamente uma hiperglicemia como aconteceu aqui em casa,dái você trata com ultrarrápida e de repente a pessoa perde a consciência podendo ter até uma convulsão e vir a óbito!!!!Isso é muito sério...
Entrei em contato com o SAC do aparelho,reclamando das variações no resultado e eis um pedaço da resposta que recebi...pois o resto nem compensa dividir com vocês:
"O nosso modelo Cepa GC, contem o mais avançado método de leitura, através de amperometria, obtendo resultados precisos e confiáveis, e também é registrado na ANVISA, sendo totalmente aprovado por esse órgão."
Então tá ne..
Sabe o que vai acontecer?Simplesmente um monte de gente vai morrer por causa dos valores errados que aparecem no visor...pelo simples fato de ver no visor um valor x fazer aplicação de insulina baseado neste e vir a ter um desmaio,uma convulsão...e a culpa vai ser de quem?do aparelho ?Não,da pessoa que tomou a medicação errada ou deixou de se cuidar...
Sei que muitas pessoas dependem exclusivamente das tiras disponibilizadas pelo SUS,o meu papel é apenas ajudar na divulgação das informações e alertar a todos o perigo que correm usando esse aparelho.
 
Para saber mais sobre esse aparelho leia também:
 

23 comentários:

  1. Onde esse Fabrício (farmacêutico responsável ) testou esse raio de aparelho para aprovar a importação ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kellen,vai se saber onde foi que ele fez esse teste...rsrsrsrs
      Esse povo precisa é de uma CEPADA na cabeça pra aprender a não brincar com a saúde,com a vida dos diabéticos!

      Excluir
  2. Minha irmã de 6 anos acabou de trocar o aparelho dela por esse, no início ela estava tendo hipoglicemia e achamos que era problema do aparelho, mas medimos com uns 3 aparelhos diferentes e não deu diferença. Ela foi na médica e diminuiu as doses da insulina, agora está controladinha. Só que ela precisa de pelo menos 180 fitas por mês e a prefeitura só deu 100. Como essa marca é desconhecida não tem nem como comprar as fitas... Como que ficamos nessa história toda???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jane tudo bom?Te aconselho a continuar testando o aparelho Cepa por um bom tempo,fazendo os testes de glicemias em dois ou mais aparelhos ao mesmo tempo.Por segurança.
      Se você encontrar diferenças muito grandes e "resultados perigosos" tire uma foto e mande ou pra mim(no meu e-mail)minhadocemarcela@gmail .com ou pra ADI(Associação de Diabetes Infantil ) de BH no e-mail: cidinhamcampos@gmai.com.Estamos tentando juntar material suficiente pra tentar impedir a compra e manutenção dos insumos dessa marca...
      Se puder me mande um e-mail tbm para que eu possa ver o que faço pra te ajudar em relação as tiras...
      Abraço!!!

      Excluir
  3. O absurdo maior é o preço q variam desses aparelhos: o preço de um aparelho de glicemia tradicional e mais conhecido no mercado gira em torno de 80 a 120 reais. Sabe por quanto ta saindo esse aparelho (doado pelo governo) no almoxarifado central da rede pública onde trabalho???? 5 reais...é isso mesmo 5,00 (cisnco reais). Como confiar em um produto tão barato jah q na concorrência é mais de 20x esse valor??? Ta certo q eles compensam o valor do aparelho na hora de vender as tiras (q por sinal é um preço descomunal), mas essa estratégia todas as empresas de glicosímetro sempre usam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma vergonha mesmo,já estava sabendo mesmo do valor que ele está sendo comercializado em alguns locais...o governo do estado deve ter ganhado ele enão comprado!Quem vai pagar caro por tudo isso são os diabéticos,com sua saúde!

      Excluir
  4. Hoje, 12/03/2013, às l7:00 hrs fui a rede pública municipal de minha cidade, Teófilo Otoni (MG)para pegasr tiras o meu aparelho Accuchek e eles me deram um CEPA-GC, sem eu pedir, com tiras + xerox das instruções (manual do usuário), aliás com as "pagininhas" topdas misturadas. Testei o aparelho. O resultado do CEPA-GC foi menor do que o Accuchek Active. Aí fica minha dúvida... ... mas tomei a insulina com base no valor menor (já que a dirença não era mta coisa). Vou continuar fazendo a comparação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a diferença de valores for igual ou menor que 20% ainda é aceitável...o que não pode acontecer é dar valores acima dessa "regra" básica...Eu aplicaria insulina na minha filha baseada no valor que o Active mostrasse,confio muito nessa marca e usamos desde o diagnóstico.Pelo visto todos os municípios mineiros irão receber esse aparelho!

      Excluir
    2. Olha, ganhei o aparelho a quase um mês e quando fui medir minha glicose veio o espanto, estava 50 pontos acima, comparado ao active. Tem mais um detalhe, o lancetador que recebi era da marca G-Tech e não da Cepa, é um descaso com a gente.Aconselho vc a continuar comparando os resultados e gostaria de entrar nessa guerra tbém, pois acredito que muita gente pode sofrer com essa atitude irresponsável das autoridades estaduais e municipai. Rita

      Excluir
  5. Acabei de pegar esse aparelho no posto ele veio pra mim em uma bolsinha tb porem sem nenhum manual trouxe pra ksa e fiz um texte medir minha glicose nele e medi no outro q tenho da activia e o resultado tb foi diferente assim nao da né esse aparelho é muito importante para nosso controle vamos reclamar mesmo minha gente

    ResponderExcluir
  6. Olá! Meu sobrinho de 3 anos foi diagnosticado com Diabetes tipo 1 e ontem teve alta hospitalar. Tbm recebeu o aparelho CEPA GC, desregulado! Agora eu vesti essa camisa e encontrei aqui e em outros blogs diversas reclamações. Como tenho alguns bons contatos, hoje fui com um vereador na Secretaria de Saúde e a farmacêutica responsável nos informou que há inúmeras reclamações deste aparelho, e ela já avisou a regional da saúde e tbm em BH, bem como ligou no SAC do produto made in Taiwan. Eles alegam que o produto é liberado pela ANVISA e que ela deve solicitar uma solução para fazer o teste no aparelho (essa solução seria como um sangue, que por exemplo teria 150 de glicemia, e o teste no aparelho tem que dar este valor, para estar correto, e se der diferente, daí sim se comprovaria o defeito). A responsável já solicitou mais a solução nunca que chega e enquanto isso os usuários que se danem! Vou mobilizar geral aqui na minha cidade, hoje já saiu na rádio, já espalhei pelo facebook, e se preciso vamos à televisão. ESTOU COM VCS NESTA LUTA. MANTENHAM-ME INFORMADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora obrigada por se unir a nós nessa batalha diária...está um caos a ponto de ja estar faltando até as tiras desse aparelho no meu munícipio!Essa solução em nada vai resolver o problema dos aparelhos na mniha opinião...
      Me mande um e-mail pra gente conversar melhor,e no facebook tem vários grupos relacionados a Diabetes da qual todas nós blogueiras fazemos parte...vc sabia?Vc pode fazer parte desses grupos...
      Vc mora onde aqui em Minas???Estou esperando um e-mail seu!Abraço
      minhadocemarcela@gmail.com

      Excluir
  7. Ola! Meu nome é Keide Guedes Vasconcelos e acabei de receber esse tal de CEPA GC. Olhei atentamente e não tive a confiança de fazer o teste nele. Realmente veio sem a caixinha, sem a caneta pra coletar o sangue(furar o dedo), sem as agulhas e o que é isso? Tenho diabetes há 28 anos e sempre achei um descaso com os portadores mas igual a esse nunca!

    ResponderExcluir
  8. Marcela, você sabe configurar a hora nessa jossa? Nem no site do fabricante tem o manual e o da minha mãe veio só com um manual de acesso rápido que tem uma página. Minha mãe precisa configurar a data / hora para que a médica acompanhe as medições... :(

    ResponderExcluir
  9. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) admitu que o aparelho pode apresentar problemas de configuração e ainda adquiriu e distribui os glicosímetros e tiras reagentes de glicemia atendendo aos critérios de licitações públicas. ECONOMIA PORCA DOS NOSSOS GOVERNANTES, QUEREM QUE OS DIABETICOS MORRAM PARA SOBRAR MAIS $$ P/SEUS BOLSOS. KI ABSURDO!!!!!ISSO TEM QUE MUDAR, JÁ.

    ResponderExcluir
  10. É uma pena esse fato! Aqui em Contagem / MG estou sem receber os insumos desde dezembro de 2012. E nem sinal de que irei ganhar o CEPA, estou arcando com todos os custos. O jornal Estado de Minas (um jornal de grande circulação no estado) informou sobre o descaso quanto à esse glicosímetro, escrevi sobre isso no meu blog.

    http://soudoce.blogspot.com.br/2013/06/materia-sobre-o-glicosimetro-cepa-gc-no.html

    Espero que resolvam essa questão rápido, estou até sem coragem de usar este glicosímetro quando eu recebê-lo.

    ResponderExcluir
  11. Fiz uma denúncia na Anvisa.
    Segundo eles o registro do produto é falso!

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=201958583296699&set=a.168496666642891.1073741828.168482866644271&type=1

    ResponderExcluir
  12. ola, meu nome Elisete, minha filha tem diabetes a 1 ano.ela só tem 5 anos
    ontem dia 02/07
    recebi este aparelho fiz o teste deu diferença de 50,40,50,hoje levei está porcaria de aparelho para o posto,
    atendente ficou com ele.
    sabe o que ela me disse?
    aguarde iremos te ligar. (em outras palavras se vira a filha e sua.)

    ResponderExcluir
  13. É isso que eles falam temos que comtinuar lutando temos direito estou nessa luta minhs fihla tambem é e vomos csnseguir com a luta de todos.Mais temos que tomar muito cuidado e não utilizar essa porcaria de aparelho.

    ResponderExcluir
  14. gente, perdi esse bendito aparelho cepa gc modelo td 4230 preciso devolver essa belezura ao posto a atendente mandou eu comprar outro so que bh nao existe o aparelho para a compra o que eu faço???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiana,seu posto vai voltar a fornecer tiras Active?
      Por que precisa devolver?

      Excluir
  15. Boa noite a todos. Estou precisando MUITO extrair os dados das minhas medições neste aparelho CEPA CG, mas não encontrei qualquer infomação de como proceder. Alguém sabe qual cabo eu devo utilizar? Preciso de algum software? É urgente! =( Obrigado a todos pela ajuda.

    ResponderExcluir
  16. Olá a todos
    Sinto não estar logado mas etou postando de um computador não confiável
    Meu nome é Wellisson e se precisarem me retornem no e-mail: wellissons@yahoo.com.br
    Tenho uma pessoa que passa por este problema
    E ao levar o aparelho na farmácia pública a informação que recebo é que o aparelho está perfeito, entretanto achei uma outra informação.
    http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2013/07/23/interna_gerais,426470/mp-condena-glicosimetro-distribuido-na-rede-publica-de-saude-em-minas.shtml

    Notem que a publicação é antiga, o que terá ocorrido ?

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar!!! :-)