domingo, 11 de novembro de 2012

TV XUXA do dia 10 de novembro e o Diabetes

Ontem,sábado,dia 10 de novembro de 2012 o TV XUXA exibiu uma matéria muito legal sobre Diabetes.Com a participação de Paula Toller do Kid Abelha que convive a pouco tempo com a doença e José Loreto,ator e diabético desde os 15 anos de idade.Também estiveram presentes duas especialistas no assunto ,uma educadora em Diabetes e a outra médica,ambas convivem com o Diabetes .
O programa foi ótimo!Confesso que estava muito ansiosa e apreensiva sobre o que seria falado ...Tive receio de que se fortalecesse algum mito que existe em torno da doença como por exemplo que o diabético não pode comer doces ou que usassem como justificativa da causa do DM algum absurdo...
No decorrer do programa foi falado o que muita gente precisava ouvir: que o Diabetes não distingue cor,credo ou condição financeira,que pode acontecer com qualquer um em qualquer idade...que o diagnóstico não é o fim da estrada e que o diabético tem uma vida normal como qualquer outra pessoa!Foi muito destacado também a importância de uma alimentação saudável e equilibrada e a prática esportiva.Enfim o programa foi muito bom...usando uma linguagem clara,simples...uma "lingua única" sobre a doença.Só não aprendeu quem não quis!Para os leigos no assunto,foi a oportunidade que faltava para compreender o que é o Diabetes,o que causa e a diferença entre tipo 1 e 2.
O que eu mais gostei foram das falas do ator José Loreto voltadas principalmente para os jovens  diabéticos para não esconderem a doença,não terem vergonha de falar com os amigos sobre ela e o grande incentivo a prática de esportes.
Foi lindo também ver as amigas blogueiras Sarah Rúbia e Nicole no encontro do Rio e na platéia representando nós,mamães pâncreas!Me senti representada!Muito obrigada meninas!
Espero que muitas pessoas desinformadas tenham assistido ao programa e que a partir de agora deixem de lado o preconceito em relação a doença e passem a  respeitar os direitos dos diabéticos.Espero também  que tenham aprendido sobre a doença  e que tudo o que foi falado sirva  de conscientização para os sedentários da vida..um incentivo a mudar o estilo de vida e evitar a doença!

Para quem quiser  assitir :http://tvg.globo.com/programas/tv-xuxa/videos/t/programas/v/papo-serio-xuxa-fala-sobre-diabetes-com-paula-toller-jose-loreto-e-profissionais/2235746/


E não se esqueçam quarta-feira dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes...

2 comentários:

  1. A tv e seus programas, com matérias educativas assim, são perfeitas. Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivana achei o programa muito bem feito e claro bastante educativo como vc disse!Muito pautado em uma visão positiva sobre a doença...e acho que é isso que as pessoas tem que entender sobre diabetes...que não é o fim do mundo!
      bj

      Excluir

Não deixe de comentar!!! :-)