quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Aceitação


Esse fim de semana lí uma frase em um livro que estava jogado na casa da minha sogra bem antiguinho (rsrsrs) de publicação de 1981...o livro não tinha nada haver com Diabetes,na verdade era sobre auto-estima,força interior,pensamentos positivos, algo assim...Mas essa frase me chamou atenção e relacionei ela a aceitação ao Diabetes:

“Chegou você ao Mar Vermelho da vida, onde,apesar de todo seu esforço,não existe saída e nem retorno,e o único caminho é atravessar as águas?”

 

As vezes ficava pensando ,por que?Por que com a gente?Por que com a minha filha??Quando a Marcela foi diagnosticada com Diabetes ano passado, nos deparamos com o Mar Vermelho em nossas vidas...Um choque...Sempre incentivei  hábitos saudáveis,sempre cuidei de minha pequena,por que isso aconteceu???Já chorei muito,já me revoltei várias vezes,levei um bom tempo pra aceitar a  nova situação,até a ficha cair e eu mergulhar de cabeça no mundo da Diabetes.Entender  o que era,o que causava,os tratamentos,procurei e procuro tudo o que pode melhorar a vida de minha filha.É algo que hoje não tem como mudar...O jeito foi aceitar e se  adaptar a nova vida,aos novos hábitos.Hoje, após 10 meses de diagnóstico vejo tudo com outro olhar...

Acredito na cura,mas não a espero,cuido de minha filha como devo para ela ter uma vida saudável hoje e amanhã também.Aliás...Amanhã ela mesma vai estar fazendo tudo sozinha pelo controle da Diabetes...rsrsrs.Vou estar sempre por perto,claro... pra conferir...rsrsrs...Mães...

Aceitar é o primeiro passo para ter uma vida saudável após o diagnóstico. Se você está passando por esse momento,não se desespere...vai passar!Leia bastante,converse com seu médico,procure trocar experiências com outros diabéticos ou familiares que cuidam deles,vai ser muito bom e com certeza muito vai acrescentar à sua vida.Assim que você aceitar vai poder continuar vendo a vida dos melhores ângulos e continuar tendo muitos dias doces! J

 

 

8 comentários:

  1. Ótimo post Natália,

    Acredito que todo mundo tem um "time" para a aceitação. Acho quanto mais se demorar em aceitar mais traumático fica. Assim também quanto maior a idade da criança/adolescente as coisas ficam mais difíceis porque o histórico antes do diabete é maior.

    Percebi essas coisas ao ver depoimentos de outros pais que sempre falam na saudade "do antes" do diagnóstico.

    Como a Marina desenvolveu o diabetes aos 02 anos de idade não tenho muita memória "desse antes"... Ela praticamente tinha saído daquela rotina de bebê que a gente tem um cuidado danado ae já me esparramei no mundo diabetes rsrsrs...

    Claro que tive a crise do por que, rebeldia do mundo, indagações e como tudo passaram...

    Só ainda não sei lhe dar direito quando ouço de dos outros "coitadinha, tão pequena e já com diabetes" tenho um vontade enorme de mandar Si&%$@$ viu rsss!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que todos passam por isso mesmo Audrey...
      É uma fase normal,porém as pessoas não se devem deixar abater por pensamentos pessimista,negativos...É encarar a situação e procurar a melhor maneira de tocar a vida como temos feito pelas nossas docinhos!
      grande bj pra fofa da marina!

      Excluir
    2. Parabens Nátalia... Lindo essa sua coragem de enfrentar o problema com garra, com determinação, assim vc só esta ajudando a Marcela, a crescer sendo amada, e não se sentindo diferente das outras crianças...Ela eh linda demais, tem uma saúde que Deus benza, e com sua ajuda, vai crescer encarando também o problema de frente, não vendo-o como obstaculo para viver a vida!!! Tudo de bom pra vc e sua preciosidade.. Sdds

      Excluir
    3. Parabens Nátalia... Lindo essa sua coragem de enfrentar o problema com garra, com determinação, assim vc só esta ajudando a Marcela, a crescer sendo amada, e não se sentindo diferente das outras crianças...Ela eh linda demais, tem uma saúde que Deus benza, e com sua ajuda, vai crescer encarando também o problema de frente, não vendo-o como obstaculo para viver a vida!!! Tudo de bom pra vc e sua preciosidade.. Sdds

      Excluir
    4. Nelly saudades de vc...todo dia iniciá-se uma nova luta para que minha filha tenha dias saudáveis pela frente!E ela é muito saudável...graças a Deus!Daqui uns aninhos ela mesma já está se cuidando sozinha e sabendo a importância do controle da diabetes para que ela tenha uma vida longa,plena e feliz!Grande abraço! :-)))

      Excluir
  2. bem Nat!!acho que aceitar é a melhor condição para se conseguir viver melhor.....e tentar passar isso pras meninas tb!!não sei vcs, mas de vez em quando eu ainda tenho uns repentes, de pensar na vida, em como seria sem diabetes, principalmente a escola...como tenho medo disso...o fato de ninguém, além de mim e meu marido se dispor a fazer um dextro ou insulina tb pesa muuito....não pude ir pro "educando educadores" por isso...mas tento sempre seguir em frente....se aconteceu conosco é pq tínhamos que passar por isso!!
    é erguer a cabeça, olhar pra frente e, principalmente para os lados....tem muita gente como nós e tb muito pior que nós....QUE DEUS NOS ACOMPANHE SEMPRE EM NOSSA JORNADA....AH PROPÓSITO....ELA FICA MUUUITO MAIS LEVE COM AS AMIZADES DE VCS....EM ESPECIAL, NATÁLIA, AUDREY, SÍLVIA, CAROL LIMA, CAROL FREITAS....E ANA PAULA NUNES(MAMÃE RECÉM DOCE AQUI DE UBERLÂNDIA)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kellen o que mais me assusta hj tbm é o fato de ano que vem a Marcela ingressar na escola...é algo inevitável né!?Vou ter que conversar muito com o Dr.rafael e com a escola....vc sabe que aqui em casa a situação é semelhante,porém...só eu faço isso,só eu olho dedo,aplico insulina,ninguem mais sabe...sei que isso é um grande erro...mas e a insegurança de confiar a outro alguem a saude dos filhos da gente meche muito comigo...mas está próximo o momento que vou ter que treinar alguem...não tem jeito!rsrsrs
      É verdade...é muito bom sabermos que não estamos sós...por mais que através da internet...sabemos que podemos contar com centenas de pessoas envolvidas no mundo diabético dispostas a ajudar da maneira que pode!
      Apresente-me a Ana Paula,quero conheçê-la
      grande bj pra vc e marília!!

      Excluir
  3. eu soube a pouco mais de uma semana que tinha e fiquei internada 8 dias. A vida segue em frente diabetes é uma palavra não uma sentença de morte. Podemos fazer a nossa vida normal. de inicio nao foi facil aceitar com a minha idade (46) são geneticos. Fazer o quê? apenas sigo as recomendaçoes dos medicos e cada dia que passa agradeço a Deus estar ao lado dos meus filhos e estar viva.

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar!!! :-)