terça-feira, 4 de setembro de 2012

Falta tiras reagentes para Diabetes

 

Quem depende exclusivamente do sistema público de saúde de Minas Gerais vai passar por falta de tiras reagentes esse mês de agosto e pelo que fui orientada na Farmácia básica pelo visto mês que vem também...
É uma vergonha!Algumas prefeituras como a de  Barbacena vai suprir essa falta comprando,mas será que todos os munícipios vão agir assim??Inclusive o meu???
E quem não tiver condições de comprar?Como vai ser feito o controle glicêmico nesse período?
Os diabéticos estão "jogados" se vocês querem saber,essa é a pura realidade.Ainda mais depois que li um ofício enviado pela SES-MG(DELIBERAÇÃO CIB-SUS/MG Nº 867, DE 20 DE JULHO DE 2011. ) para a Farmácia Básica de minha cidade a cerca da distribuição de tiras.Um verdadeiro racionamento,em vez de aumentar a distribuição estão diminuindo...Pelo visto só se consegue os seus direitos brigando na justiça!
Abaixo um trecho do ofício...

"6)OBSERVAÇÕES

(...)
Os Portadores de Diabetes Tipo 1 e Diabetes Gestacional receberão 3 (três) tiras reagentes por dia para determinação da glicose sanguínea( Del. CIB-SUS/MG 867/2011).

Os Portadores de Diabetes Tipo 2 insulinodependentes receberão 1 (uma) tira reagente por dia para determinação da glicose sanguínea( Del. CIB-SUS/MG 867/2011). "



Onde que uma criança diabética vai usar somente 3 tiras por dia???E um diabético tipo 2 uma tira???É ou não é um descaso???
Na internet publicaram sobre a falta de tiras:


Um comentário:

Não deixe de comentar!!! :-)