sábado, 8 de setembro de 2012

Diabetes de menina de 2 anos fica sem controle por falta de glicofita-JM Online

Lembra quando eu disse semana passada que os diabéticos tanto tipo 1 quanto tipo 2 que dependem EXCLUSIVAMENTE do sistema público de saúde de Minas iriam passar por falta de tiras???Pois é já temos crianças nessa situação!Crianças diabéticas sem tiras e também sem insulina!!!Dá pra imaginar ficar uma refeição que seja sem olhar a glicemia?
Estou indignada por essas pessoas e também porque sei que mês que vem irei passar pela mesma situação,vou chegar lá na farmácia e irei ouvir um "não veio" como já fui "previnida" quando fui buscar esse mês.Eu também gasto muitas tiras,no mínimo 8 por dia.Vamos nos desdobrar aqui em casa ,mas  vamos comprar,como já fazemos todos os meses pois não ganhamos o suficiente,somente 100.Não vamos deixar faltar jamais um item de primeira necessidade para o controle adequado da Diabetes.Mas e quem não tem condições de comprar?Todos sabem o quanto ainda é caro a caixa de tiras.
Volto a destacar o descaso com os diabéticos.Sabiam que algumas prefeituras,como a da minha cidade,só dão 15 seringas por mês para o paciente?Ou seja,se ele usa só a NPH tem que usar a mesma 2 dias do mês,se ele usar dois tipos de insulina,imagina o que acontece?!
 

Jm Online -Uberaba                                                              Por:Renata Mambrim - 07/09/2012

"Usuários reclamam da falta de fitas reagentes e insulina em unidade de saúde. Elisabete Perla Pereira é mãe de uma criança de dois anos que é diabética e não consegue fita nem na Secretaria de Saúde Municipal nem na Superintendência Regional de Saúde (SRS Uberaba), órgão estadual.

A mãe lamenta a falta de previsão e fala que sempre justificam o problema com a falta de licitação. Elisabete não tem como comprar e não vê saída para o problema. “Eu pergunto por uma previsão e não dão. Isto tira toda a esperança que a gente tem. A minha menina usa quase 300 fitas por mês e eu não tenho condições de comprar. É um material caro e é um direito dela”, revolta-se a mãe.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que há fitas para medição, mas não são compatíveis com os aparelhos doados pela SRS e não há verba no orçamento para adquirir outro tipo de fita. Já a Superintendência Regional de Saúde afirma que o estado continua tentando sanar o problema da falta de fitas.

O que aconteceu, segundo o superintendente Iraci José de Souza Neto, é que a empresa que ganhou a última licitação para fornecer o produto não está recebendo a matéria prima na totalidade por causa de greve nos portos brasileiros. Isto causou um déficit na entrega do produto. “Não dá para fazer outra licitação, cancelando a existente por ser um procedimento praticamente impossível”, afirma Iraci.

O superintendente explica que o estado está encaminhando a cada cidade um percentual de 50% da necessidade local para ser distribuído pelo município e garante que todo mês está sendo feito desta forma até a situação se regularizar. “Para não prejudicar nenhum município, ele está atendendo a todos, usando como base o registro de solicitações de cada um num percentual de igualdade. É uma meta de 50% até regularizar a entrega destes produtos”, diz.

Iraci ressalta que todos os envolvidos nesta aquisição de materiais da superintendência e o próprio secretário estadual estão cobrando para que não falte medicamento e acredita que o problema está para ser normalizado."
 
http://jmonline.com.br/novo/?noticias,2,CIDADE,68170( Link de onde retirei a reportagem)

11 comentários:

  1. Oi Natália,
    Engraçado é culpar a greve pela falta das tiras reagentes em Minas Gerais, conte outra, as fitas ficaram em falta de Janeiro a Junho e após este período a entrega vem sendo parcial, ou seja, 50%. Se três medições diárias já é uma vergonha, viver com 1,5/dia é uma falta de respeito. Agora em agosto novamente, 0% de entrega. Na minha cidade, Piranga, as fitas não estão em faltas, e lá me fornecem a quantidade de fitas que eu necessito, ou seja, 200 fitas tem mês que eu até pego mais se for necessário. Eu acredito, que em Piranga, a Prefeitura teve a consciência de fazer uma licitação é atender a necessidade da sua população diabética. O drama da falta de tiras reagentes, também foi vivido por alguns meses, na minha cidade, mas o problema foi solucionado. Eu também vivi a falta da insulina Lantus, que me foi negada a entrega durante 2 meses, eu fui nas pequenas causas e entrei com um processo. Hoje a entrega foi normalizada, o processo ainda não teve o parecer do juiz, porque na minha cidade estamos sem juiz. Eu aconselho a entrar com uma ação contra o Estado de Minas Gerais e/ou Prefeitura, seja nas pequenas causas ou na promotoria pública, a nossa saúde é responsabilidade do Estado afinal, está na constituição. Vivermos a falta ou com a quantidade insuficiente e não fazermos nada e sermos omissas com o nosso direito.
    Parabéns pelo seu blog, e continue denunciando é uma forma de sermos notadas.
    Bjs
    Cristiane

    ResponderExcluir
  2. Oi Cristiane obrigada pela visita e passe sempre por aqui...
    Olha como são as coisas...moramos tão próximas e vivemos realidades tão diferentes,aqui em Lamim nunca dão mais que 100 tiras...Lantus?Humalog?Nem devem saber o que é isso,é uma vergonha e falta de consciência com os diabéticos!Em Piranga a secretária de saúde tbm pertence a regional de Barbacena???
    bj

    ResponderExcluir
  3. Muito triste tudo isso, amiga ... A gente se sente impotente, né ?

    ResponderExcluir
  4. Para conseguir a Lantus, eu tive que entrar com um processo. Eu peguei a papelada necessária com o farmacêutico de Piranga, anexei todos os exames solicitados, receitas e também as entradas que eu dei com Hipo nos hospitais, depois de 3 meses eu comecei a receber a insulina. Este processo é do Estado, é o governo de Minas que fornece esta insulina também. Eu também uso a humalog, mas esta eu compro. Enfim, eu uso pouco e a compra cabe em meu orçamento. Eu até já pensei em entrar com uma ação para conseguir a humalog, o que me falta é tempo para me dedicar a isto. Piranga pertence a regional de Barbacena também. E olha, eu já briguei muito por causa do descaso.
    Bjs
    Cristiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo visto Cris vcs em Piranga estão bem mais amparados pela administração do que nós aqui!O médico da Marcela é de Belo Horizonte,ele fez um relatório e entregamos na secretaria de saúde daqui que por sua vez mandou para Barbacena e até hj não obtivemos resposta...
      Novembro volto a Bh e ele vai me orientar sobre o procedimento judicial.
      Abraço!

      Excluir
  5. dá raiva e tristeza de ver isso né amiga?
    boa semana flor
    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa.Dá sim e será até quando que vai ser assim né!?
      Boa semana pra vc tbm!
      Abraço
      :-)

      Excluir
  6. Olá Natalia, sou a jornalista que escreveu sobre a menina que ficou sem medicão de glicemia por causa da falta de fita. Ontem entreguei um bom tanto de fitas para a família que vieram de um amigo particular meu. Este amigo mora em outra cidade e viu meu desabafo no facebook quando ao problema. Me senti impotente em não dar uma previsão a todos que precisam e falei um monte no face. Tem nova matéria sobre o assunto amanhã. Continuem lutando. O Ministério público estadual está entrando com ação coletiva para tentar fornecer as fitas. Valerá para todo mundo. Abraços. Renata Mambrim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Renanta o mundo precisa de mais pessoas como você!obrigada por entrar nessa luta cotidiana conosco e fazer o que for preciso pra ajudar nossos docinhos!
      Muito bom te ver por aqui!
      grande abraço

      Excluir
  7. Natália, sou nutricionista voluntária da Casa do Diabético a mais de 4 anos, Agora presidente da desta ong, Conselheira de saúde do Município de Uberaba e é por isso que venho te convidar a participar de uma Manifestação que faremos dia 03/10/2012 ás 9:00 hrs em frente GRS, perto do Uberabão para que possamos nos unir, não para punir mas para obter soluções. Sabemos que a "culpa" é do Estado, pois são estes que efetuam a compra, mas tb sabemos que o município possui gestão plena.
    Assim espero que nos unir a essa manifestação que traz consigo o bem aos Diabéticos do município e, por favor convidem seus amigos, familiares, pois quanto mais pessoas, mais mostraremos nossa indignação. Já estamos contactando rádio, TV, e jornal impresso.
    Espero te ver lá.
    Dúvidas vc pode ligar na Casa do Diabético: 33216952 (falar com Regina ou Nádia)
    Até mais, Nádia M. S. Mazeto

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar!!! :-)