sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

E 2012 se vai...



Doce Marcela: 2º Natal com Diabetes
O ano de 2012 já começou diferente pra nós...já estávamos convivendo com a Diabetes a pouco mais de 1 mês.Não foi nada fácil o começo,muitas hiperglicemias,muitas dúvidas,muita informação nova, pouco suporte do médico que nos acompanhava na época  e  pouquíssimo apoio por parte de familiares(há umas raras exceções!).Muito medo de deixar minha filha sob a responsabilidade de outras pessoas e sair para trabalhar,medo das madrugadas,medo de estar fazendo errado os testes de glicemia e a aplicação de insulina...Cheguei a deixar a Marcela continuar com hiperglicemia de dó de aplicar insulina ultrarrápida uma vez que já tinha aplicado não sei quantas vezes no  mesmo dia...Era ela chorando pra um lado e eu para o outro,o começo também não foi fácil pra ela mas com certeza ela se adaptou a rotina muito mais rápido que eu.Hoje eu sei que o começo não é fácil pra ninguém que viveu a mesma situação que eu e algumas pessoas demoram mais tempo ainda pra aceitar a doença do que nós.Mas graças a Deus as coisas vão se ajeitando com o tempo.Busquei com toda garra,com toda força o melhor pra minha filha durante esse ano de 2012.Ficava horas e horas lendo sites com informações sobre Diabetes,lendo depoimentos de mães que já tinham seus docinhos e ficava “futicando” na Internet  até descobrir  também os blogs doces e me apaixonar por eles decidindo criar o meu também em junho desse ano.A  Internet foi grande aliada nesse começo,pois foi com ela que comecei a conversar com outras mães do Brasil e comecei a compartilhar meus medos,inseguranças e o fardo foi ficando mais leve.Foi na Internet também que consegui encontrar referências de um  outro endocrinologista que pudesse acompanhar minha filha,uma vez que não me sentia feliz com o outro.A  partir de julho de 2012 a Marcela começou a tratar com  esse novo especialista e eu fui “relaxando” um pouco e deixando as  coisas fluirem normalmente.Ainda tenho meus medos,inseguranças,naturais de uma mãe,mas são menores,são menos tensos do que no começo...creio que no final de 2013 possa dizer que estou melhor ainda,mais tranqüila do que estou agora. Não me lembro muito mais de como era a vida sem Diabetes,aliás, lembro de não ter disciplina para se alimentar,não me importar com atividades físicas, com horários e nem me preocupar com o dia de amanhã...
Foi um ano de erros e acertos.Os erros foram fundamentais para que  eu buscasse as verdades que precisava para melhorar o dia a dia de minha filha,os acertos por sua vez serviram de incentivos para continuar feliz e otimista nessa batalha cotidiana!
 
Desejo a todos que seguem o blog Minha Doce Marcela um 2013 cheio de realizações,muita paz,alegrias e conquistas e o mais importante,desejo muita saúde a todos,pois sem ela não é possível realizar nenhum sonho!Gostaria também de agradecer o carinho imenso que recebi durante o ano de 2012 de muitas pessoas que visitaram o blog e deixaram seus comentários.Isso é muito importante pra mim,me faz perceber que vale a pena continuar a escrever aqui e compartilhar nosso cotidiano!Um doce abraço a todos e BOAS FESTAS!!!


segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Nosso Kit do Concurso Cultural da BD

Kit disponibilizado pelo Concurso Cultural da BD
Lembram do Concuso Cultural da BD que eu divulguei a pouco tempo aqui no blog?
Pois é, essa semana recebemos o kit que ganhamos respondendo a pergunta...uma camiseta linda pintada a mão pelas crianças do Instituto Norberto Souza Pinto ,30 agulhas BD Ultra-fine Nano de 4mm para caneta de insulina e um material informativo muito bom sobre aplicação de insulina,rodízio e dentre outras informações.Não podia deixar de mostrar algo tão bacana a vocês!





Doce Marcela!

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Marcela e a experiência com as pastilhas Glicofast



Antes de mudarmos de endócrino eu não me preocupava com hipoglicemias,pois além de ter sido pouco orientada sobre ela ,a doce Marcela só apresentava hiper seguida de hiper...então quando a glicemia chegava a abaixar era um milagre...mas depois de julho desse ano,quando a ficha caiu de que estávamos fazendo o caminho inverso ao bom tratamento e as coisas começaram a chegar nos eixos,as hipos começaram a aparecer...coisa típica de um diabético normal,não é mesmo!?


Glicofast:A nossa melhor opção em hipoglicemia
Não que elas sejam frequentes, mas elas acontecem!Não tem jeito!E o pior,a Marcela apresenta hipos assintomáticas(sem sintoma algum!).Chego a medir e encontrar um 35mg/dl da vida e ela estar tagarelando e brincando como se nada estivesse acontecendo

Recebemos em casa as pastilhas Glicofast direto do fabricante a mais ou menos um mês para fazermos um teste a cerca de sua eficácia em casos de hipoglicemia e o resultado foi realmente muito bom mesmo!Muita gente já vem comentando sobre as pastilhas como melhor alternativa nesses casos e agora nós também fazemos parte dessa lista pois não vou  também mais deixar de ter!

Foi assim, a Marcela teve uma hipo de 54mg/dl antes do jantar,dei duas pastilhas... 15 minutos depois...170...pronto,maravilha!Como subiu rápido!45 minutos depois,hora da janta...glicemia  125! Maravilha...

Outro dia também voltando de BH também precisei dar a ela 1 pastilha para aumentar um pouquinho a glicose, pois atrasamos para o almoço devido a um congestionamento enorme por causa de obras na Br.

O interessante da pastilha é que a glicose sobe bem rápido mesmo, então aqueles sintomas terríveis que alguns diabéticos apresentam logo passa...e você ingere o quanto precisar pois cada pastilha tem 3,3 gramas de Cho..no caso da Marcela 1 a 2 pastilhas são suficientes,mas cada caso é um caso,tem pessoas que duas resolvem e outras precisam de cinco.

Bom, agora ,depois de testado e aprovado vou providenciar um tubinho pro carro,um pra mochila de escola,e outro pra ficar perambulando em outros locais! Não custa né...

sábado, 1 de dezembro de 2012

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Aliança Boehringer Ingelheim e Eli Lilly aposta em iniciativas digitais para combater o diabetes

Recebi essa semana o meu kit "me querer bem faz bem" e estou aqui para repassar algumas informações que recebi...o joguinho do facebook é muito interessante,fiz questão de conferir!
 
 
Aliança Boehringer Ingelheim e Eli Lilly aposta em iniciativas digitais para combater o diabetes

Jogo Me Querer Bem Faz Bem e aplicativo mobile Bem me Quero contribuem para a conscientização sobre a doença, que mata uma pessoa a cada dez segundos no mundo


Novembro de 2012 – No dia 14 de novembro, a campanha de conscientização “Me Querer Bem Faz Bem” lançará, no Facebook e no site do programa Bem Me Quero, um jogo que estimula o usuário a ter uma experiência lúdica e educativa sobre o diabetes, ao mesmo tempo em que consegue replicar informações e engajar os amigos de uma forma divertida. O objetivo do jogo é combater a doença, por isso, a personagem ganha pontos quando faz escolhas saudáveis e perde quando realiza alguma ação relacionada a hábitos de vida prejudiciais. A campanha é resultado de uma aliança entre as empresas Boehringer Ingelheim e Eli Lilly e o jogo, que também leva o nome “Me Querer Bem Faz Bem”, ficará hospedado dentro do Facebook do Ajudar é o Melhor Remédio e no site do Programa Bem me Quero (www.programabemmequero.com.br).


Durante o jogo, a personagem poderá correr, pular obstáculos e escolher alternativas saudáveis na alimentação para coletar mais pontos no menor tempo possível.


Já o aplicativo Bem Me Quero propõe ao usuário desafios interessantes que o ajudarão a mudar seus hábitos. Quando a meta é atingida, recebe medalhas de mérito que podem ser compartilhadas com os amigos nas redes sociais. Ao entrar no aplicativo, poderá consultar planos alimentares, de exercícios e calcular o IMC.

 

O jogo “Me Querer Bem Faz Bem” e o link para o download do aplicativo estarão disponíveis no Facebook do Ajudar é o Melhor Remédio e no site do Programa Bem Me Quero (www.programabemmequero.com.br) a partir do dia 14 de novembro. O aplicativo Bem me Quero estará disponível para download para usuários Android e Apple em suas respectivas lojas.

 



Sobre o diabetes


O diabetes tipo 2 afeta aproximadamente 285 milhões de pessoas no mundo. Durante os próximos 20 anos, esse número deve aumentar em 50%, atingindo 438. Isso significa que a cada 10 segundos, surgem dois novos casos de diabetes no mundo e uma pessoa morre por causa da doença. No entanto, adesão ao tratamento ainda é baixa. De acordo com o Ministério da Saúde, 12 milhões de pessoas são diabéticas no Brasil, mas 75% delas não controlam a doença.


Sobre a aliança entre a Boehringer Ingelheim e a Eli Lilly

Em janeiro de 2011, a Boehringer Ingelheim e a Eli Lilly anunciaram uma aliança inédita para pesquisar, desenvolver e comercializar um novo portfólio de medicamentos para o tratamento do diabetes. Essa parceria potencializa o know-how das empresas como duas das principais farmacêuticas no mundo. Ao unir forças, as empresas demonstram o comprometimento no cuidado com pacientes diabéticos e trabalham focadas nas necessidades deste grupo.


Sobre a Boehringer Ingelheim

A Boehringer Ingelheim é uma das 20 principais empresas farmacêuticas e a maior farmacêutica de capital fechado do mundo. Há mais de 125 anos, a empresa familiar mantém o compromisso com pesquisa, desenvolvimento, fabricação e comercialização de novos produtos de alto valor terapêutico para a medicina humana e animal. Em 2010, a companhia registrou vendas líquidas de 12,6 bilhões de euros e investiu 24% deste valor em P&D.

A responsabilidade social é um componente importante da cultura empresarial da Boehringer, o que inclui tanto o compromisso global com projetos sociais como a preocupação com os seus mais de 42 mil funcionários em 145 afiliadas em todo o mundo. Respeito, oportunidades iguais e equilíbrio entre as obrigações de carreira e a vida familiar são a base da gestão da empresa, sendo que a proteção e sustentabilidade ambiental representam sempre o principal foco em qualquer empreendimento da companhia.


Há 56 anos no país, a empresa estabelece parcerias com instituições brasileiras que promovem o desenvolvimento educacional, social e profissional da população e mantém ainda o programa Ajudar é o Melhor Remédio, uma plataforma colaborativa online de estímulo ao voluntariado que aproxima quem quer ajudar de quem precisa ser ajudado. Para mais informações, visite www.boehringer-ingelheim.com e www.ajudareomelhorremedio.com.br.


Sobre a Eli Lilly

A Lilly, uma corporação orientada pela inovação, está desenvolvendo um crescente portfólio de produtos farmacêuticos através das pesquisas mais recentes de seus laboratórios em todo mundo e de colaborações com organizações científicas renomadas. Sediada em Indianápolis, Indiana, a Lilly fornece respostas - através de medicamentos e informações - para algumas das necessidades médicas mais urgentes no mundo. No Brasil, onde está presente há 67 anos, a Lilly é uma das mais importantes indústrias farmacêuticas, sendo uma das líderes nas áreas de saúde mental, diabetes, oncologia e saúde da mulher.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Concurso Cultural da BD!Dia Mundial do Diabetes!Participem!

Ajudando a divulgar o concurso  cultural da BD,extraí do blog Minha Filha Diabética,da Nicole Lagonegro o seguinte post:
 
 

Concurso Cultural da BD! Dia Mundial do Diabetes! Participem!

| Deixe um comentário
PROMOÇÃO: DIA MUNDIAL DO DIABETES: PROTEGER O FUTURO É UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS

Pensando no dia mundial do diabetes e no tema de 2012: “proteger o futuro é uma responsabilidade de todos”, a BD decidiu presentear os primeiros 40 pacientes diabéticos e/ou seus cuidadores que responderem e enviarem para o email educa.diabetes@bd.com a seguinte pergunta:

“Qual a importância da inclusão social para pessoas que convivem com o diabetes?”.

Junto ao email deverá ser enviada a ficha de cadastro do paciente diabético. CLIQUE AQUI E BAIXE O CADASTRO Não esqueça de anexá-lo.
Os 40 primeiros emails enviados receberão em sua casa um KIT PROMOCIONAL BD DIA MUNDIAL DO DIABETES contendo os seguintes itens:
  • Camiseta pintada pelas crianças do Projeto Música e Movimento (saiba mais sobre ação lendo esse post até o fim)
  • Sampling com 30 agulhas para caneta ou 30 seringas
  • Materiais educacionais sobre técnicas de preparo e aplicação de insulina.
Leia o regulamento AQUI

A BD patrocina o projeto “Música em Movimento”, através da lei de incentivo fiscal com ICMS (PROAC), que visa desenvolver habilidades artísticas nas crianças com deficiência que participam do projeto, no Instituto Norberto Souza Pinto – que apoia as crianças com deficiência.
Pensando no tema 2012 do Dia Mundial do Diabetes: “proteger o futuro”, o time de responsabilidade social, em parceria com o time diabetes, teve a idéia de desenvolver as atividades do dia mundial do diabetes com crianças, aliado à inclusão social.
As pessoas que convivem com o diabetes ainda sofrem preconceito, assim como pessoas que possuem algum tipo de deficiência (no caso crianças). Foi excelente para unir os dois temas.
No dia 07 de novembro de 2012, a BD realizou um evento no Instituto Norberto, em Campinas/SP, aonde reuniram as crianças que participam do projeto “Musica em Movimento”. As crianças do Instituto pintaram o símbolo do dia mundial do diabetes em camisetas infantis, e carimbaram as suas mãozinhas, como uma forma de representar o gesto de inclusão social.
Essa proposta é uma excelente maneira de comover e envolver as pessoas em relação a campanha do dia.
 
 

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Revista Vida Saudável & Diabetes: ABC do Diabetes


É só um trechinho...mas fiquei feliz a beça de ver umas palavrinhas minhas citadas em uma revista pela primeira vez!!!Revista Vida Saudável & Diabetes!
A matéria é sobre os termos e palavras que passamos a conhecer e falar após o diagnóstico de DM.
Destaquei de amarelo onde citam meu nome e o da Marcela e os termos que uso cotidianamente com ela (relacionados ao Diabetes)
 
 
 

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Doce Marcela: 1 ano convivendo com a Diabetes.


Hoje  dia 16 de novembro,está completando um ano que a Diabetes começou a fazer parte de nossas vidas. O que mudou de lá pra cá?Muita coisa... Pra pior ou pra melhor?Pra melhor com certeza!
Doce Marcela: 1ºaniversário de Diabetes!
Não desejamos que a doença surgisse, e nem nos descuidamos de nosso bem mais precioso pra que isso viesse  a acontecer. Sempre fomos muito zelosos e minha filha sempre foi muito bem cuidada, é do que mais me orgulho nessa vida. Eu sei que sou uma mãe responsável e cuidadosa.Eu escolhi isso pra minha vida, ser mãe foi uma opção minha! Marcela também tem um pai maravilhoso que se preocupa muito com seu bem estar.

Convivendo com a Diabetes nossos hábitos alimentares melhoraram e muito.Digo “nossos” porque a doença não alterou só a vida da doce Marcela.Quem cuida, quem ama altera todo um padrão de ser, mudamos o hábito da família inteira, pois se isso não acontecesse não seria possível termos o controle adequado da Diabetes!
Aprendi muita coisa nesses 365 dias,pra começar aprendi sobre Diabetes,palavra que eu nunca havia me lembrado de ter pronunciado um dia, e que é a palavra que mais devo falar, escrever e debater sobre, agora.
As pessoas que conheci de lá pra cá e foram muitas,a maioria são diabéticas ou cuidam de pessoas diabéticas,antes eu não conhecia nenhuma pessoa diabética,nem da minha própria cidade,que hoje sei que tem mais de 40 diabéticos,entre crianças ,adultos e idoso.
Aprendi a ser mais humilde,a assumir que as vezes não sei das coisas e preciso da ajuda dos outros.Muita gente nos ajudou da maneira que pôde e nós ajudamos também.Foi um ano de crescimento interior,de amadurecimento.
A Marcela está feliz,saudável,com a glicemia controlada graças a um novo médico que escolhemos  rigorosamente pra ela e também graças a um empenho coletivo da família.Já entende bem pela idade que tem o que é Diabetes e as vezes até compreende suas limitações!Isso é muito importante pra nós...
Resumindo só temos a agradecer  tudo o que Deus nos tem oferecido na vida,somente coisas boas,muita saúde,paz e harmonia!

 

domingo, 11 de novembro de 2012

TV XUXA do dia 10 de novembro e o Diabetes

Ontem,sábado,dia 10 de novembro de 2012 o TV XUXA exibiu uma matéria muito legal sobre Diabetes.Com a participação de Paula Toller do Kid Abelha que convive a pouco tempo com a doença e José Loreto,ator e diabético desde os 15 anos de idade.Também estiveram presentes duas especialistas no assunto ,uma educadora em Diabetes e a outra médica,ambas convivem com o Diabetes .
O programa foi ótimo!Confesso que estava muito ansiosa e apreensiva sobre o que seria falado ...Tive receio de que se fortalecesse algum mito que existe em torno da doença como por exemplo que o diabético não pode comer doces ou que usassem como justificativa da causa do DM algum absurdo...
No decorrer do programa foi falado o que muita gente precisava ouvir: que o Diabetes não distingue cor,credo ou condição financeira,que pode acontecer com qualquer um em qualquer idade...que o diagnóstico não é o fim da estrada e que o diabético tem uma vida normal como qualquer outra pessoa!Foi muito destacado também a importância de uma alimentação saudável e equilibrada e a prática esportiva.Enfim o programa foi muito bom...usando uma linguagem clara,simples...uma "lingua única" sobre a doença.Só não aprendeu quem não quis!Para os leigos no assunto,foi a oportunidade que faltava para compreender o que é o Diabetes,o que causa e a diferença entre tipo 1 e 2.
O que eu mais gostei foram das falas do ator José Loreto voltadas principalmente para os jovens  diabéticos para não esconderem a doença,não terem vergonha de falar com os amigos sobre ela e o grande incentivo a prática de esportes.
Foi lindo também ver as amigas blogueiras Sarah Rúbia e Nicole no encontro do Rio e na platéia representando nós,mamães pâncreas!Me senti representada!Muito obrigada meninas!
Espero que muitas pessoas desinformadas tenham assistido ao programa e que a partir de agora deixem de lado o preconceito em relação a doença e passem a  respeitar os direitos dos diabéticos.Espero também  que tenham aprendido sobre a doença  e que tudo o que foi falado sirva  de conscientização para os sedentários da vida..um incentivo a mudar o estilo de vida e evitar a doença!

Para quem quiser  assitir :http://tvg.globo.com/programas/tv-xuxa/videos/t/programas/v/papo-serio-xuxa-fala-sobre-diabetes-com-paula-toller-jose-loreto-e-profissionais/2235746/


E não se esqueçam quarta-feira dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes...

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Abaixo assinado!Unidos pelos direitos dos Dm!


Precisamos nos unir por uma causa justa e de fundamental importância!Os diabéticos seja o tipo que for... 1,2... Mody... Precisam de um tratamento seguro, digno e gratuito. Quantas pessoas tem diabetes e não conseguem controlar direito a glicemia devido a escassez de tiras?Quantas não lutam na justiça anos para conseguir o que a constituição os assegura mas que na prática é bem diferente?

Juntos podemos conseguir o que desejamos, pois juntos somos fortes!Vamos contribuir dando uma simples assinatura no abaixo assinado,peça aos amigos,parentes para que contribuam também...mande o link para todos seus amigos por e-mail!!!

É só clicar no link abaixo!Vamos lá!?

 
 
 
 

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Sexta Azul.... Uma mineirinha linda....

Essa gatinha é a Ana Karolina de 6 anos,diabética tipo 1 ,ela mora em Belo Horizonte pertinho da Doce Marcela....Veio comemorar aqui no blog essa linda e ensolarada sexta-feira azul!!!
Conheci a mamãe pâncreas Ana Paula Batista no facebook a mais ou menos um mês e desde então estamos trocando experiências,tem sido muito bom...adorei conhecê-la,uma mamãe muito especial e muito dedicada!Ah...e a minha Marcela e a Ana Karolina pararam de usar chupeta na mesma época e pelo mesmo motivo...isso a gente nunca vai esquecer!

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Feliz Dia das Crianças!

Ano passado a Diabetes não participou do Dia das Crianças daqui de casa...Esse ano ela marcou presença!
Um feliz dia das crianças para todos os docinhos do Brasil e do mundo...Para as  lindas crianças que fazem nossos dias valerem a pena!
Um beijo especial pra Marília,Marina,Vivi,João Pedro...e pra minha linda e doce Marcela!


                          CRIANÇA:

Marília,Dia das Crianças de Azul!
Entre a inocência da infância e a compostura da maturidade,há uma deliciosa criatura chamada criança. Embora se apresentem em tamanho, pesos e cores sortidos, todas as crianças tem o mesmo credo: aproveitar cada minuto de todas as horas de todos os dias e protestar ruidosamente ( pois o barulho é sua única arma ) quando seu último minuto é decretado e os adultos os empacotam e os colocam na cama. Crianças são encontradas em toda parte: em cima de, embaixo de, dentro de, subindo em, balançando-se no, correndo em volta de, pulando para... As mães as adoram, irmãos e irmãs mais velhos assuportam, adultos as ignoram, o céu as protege. Uma criança é a verdade com o rosto sujo, a beleza com um corte no dedo, a sabedoria com um chiclete no cabelo, a esperança do futuro com uma rã no bolso. Quando você está ocupado, uma criança é uma conversa fiada, intrometida e amolante. Quando você deseja que ela cause boa impressão, seu cérebro vira geléia ou ela se transforma numa criatura sádica e selvagem empenhada em destruir o mundo ao seu redor. Uma criança é um ser híbrido: o apetite de um cavalo, a energia de uma bomba atômica de bolso, a curiosidade de um gato, os pulmões de um ditador, a imaginação de um Julio Verne, o retraimento de uma violeta, o entusiasmo de um bombeiro e quando se mete a fazer alguma coisa é como se tivesse cinco polegares em cada mão. Gosta de sorvete, canivete, serrote, pedaços de pau, bichos grandes, dos pais, sábados, domingos e feriados e mangueiras d água. Não é partidária do catecismo, escola, livros sem figuras, lições de música, colarinhos, barbeiros, agasalhos, adultos e "hora de dormir". Ninguém se levanta tão cedo , nem chega tão tarde para o jantar. Ninguém se diverte tanto com árvores, cachorros e mosquitos. Ninguém é capaz de colocar num só bolso: um canivete enferrujado, uma maçã comida pela metade, um metro e meio de barbante, um saco plástico, dois chicletes, três moedas, um estilingue e fragmentos de substância ignorada. Uma criança é uma criatura mágica; você pode mantê-la fora de seu escritório, mas não pode expulsá-la de seu coração. Pode pô-la fora da sala de visitas, mas não pode tirá-la de sua mente. Queira ou não, ela é seu captor, seu dono, seu patrão, um nanico, um saco de encrencas. Mas, quando, à noite você chega em casa com suas esperanças e seus sonhos reduzidos a pedaços, ela possui a magia de soldá-los num segundo, pronunciando duas simples palavras: "alô papai, alô mamãe"....
 
 
 
 
 


quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Ação judicial: Marina e o SIC


Há um tempo atrás postei aqui no blog sobre o test driver que a Marina filha da Audrey Sarkosi fez com a bomba de insulina...O test driver que durou 30 dias foi um sucesso,a família ficou muito feliz com o resultado...Entraram na justiça para requerer o SIC definitivamente pra filha e por incrível que pareça saiu bem rápida a decisão do juiz sobre o pedido!A Marina ganhou sua bombinha!!!
A mamãe Audrey não cabe em si de felicidade,veja o que ela mandou pra mim e pra uma torcida imensa...

"Bom dia meninas,
Ontem foi um dos dias mais felizes da minha vida,
Saiu positivamente a ação judicial que abri contra o estado para conseguir a bomba de insulina da Marina.
A endócrino da Marina me fez conhecer através dos representantes da Roche e da Medtronic as bombas disponíveis no mercado brasileiro. Enfim, optei pela ação judicial, pois a bomba de Medtronic tem o sensor e a Marina tem hipoglicemia assintomática freqüentemente.
Meu coração ainda está a mil, é uma sensação inexplicável, estou entusiasmadíssima, feliz a beça.
Confesso que não consegui dormir direito de tanta adrenalina!!!!!
Aí gente, estou me sentindo muito bem,
A gente sabe que é dever do estado viabilizar meios da redução de riscos de doenças e outros agravos, mas essa noticia me deixou radiante!!!!
Agora é rezar e torcer pela decisão do juiz seja cumprida rapidamente."
 
 
 
Quem quiser entrar em contato com Audrey Sarkosi e conversar sobre o test driver e toda as medidas tomadas para entrar na justiça,este é o e-mail dela: audrey.sarkosi@yahoo.com
 
Audrey, sua filha merece tudo isso!Grande abraço!
 

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Hipoglicemia: Uma hora ela vem mesmo!


Hipoglicemia é com certeza o que mais temo no controle do diabetes de minha filha...E quando ela vem sem sintomas é verdadeiramente assustador...Venho notado que são raras as vezes que ela apresenta algum sintoma diante de uma hipo...e tem como evitar? O pior é que não temos...por mais que façamos contagem de CHO,por mais que organizamos a rotina de nossos pequenos DM1 uma hora ou outra ela vem e pega a gente de surpresa! Tenho encontrado algumas vezes no monitor glicemias de 35,33 ,42,50 mg/dl sem sintoma algum...

Conversando no grupo de bate-papo de diabetes do facebook pude perceber que o que acontece com a Marcela de não apresentar sintomas diante de glicemias  tão baixas  é  bastante comum entre outros diabéticos. E acontece também de algumas pessoas chegarem a passar mal com a glicemia ainda na casa dos 60mg/dl...

O jeito é estar sempre alerta e olhar o dedinho 2 horas após as refeições...pelo menos é isso que tenho feito a bem tempo pra evitar essa danadinha da hipo!Que diabético nunca teve uma hipo???Difícil né?!Caso de hipoglicemia com perda de consciência,convulsão não foi vivenciado aqui em casa até hoje em quase um ano de diagnóstico graças a Deus...mas temo muito que um dia isso aconteça e pior que eu não esteja por perto!

 

 

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Que tal vestir azul hoje?

Última sexta-feira do mês de setembro...e hoje também é mais um dia especial para nos unirmos pelo Diabetes!Vamos vestir azul???

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Marilía:Exemplo de dedicação!


Todos sabem que o sedentarismo faz mal a saúde e também conhecemos infinitos benefícios das atividades físicas. A prática de esportes é muito importante pra nossa saúde. Pra quem tem diabetes ela é ainda mais importante e fundamental. A Marília DM1 já é incentivada desde pequena pela família a praticar a natação. Isso é muito bacana,pois ela vai crescendo com a consciência disso!

Esse sorriso vale por mil palavras! :-)

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Aceitação


Esse fim de semana lí uma frase em um livro que estava jogado na casa da minha sogra bem antiguinho (rsrsrs) de publicação de 1981...o livro não tinha nada haver com Diabetes,na verdade era sobre auto-estima,força interior,pensamentos positivos, algo assim...Mas essa frase me chamou atenção e relacionei ela a aceitação ao Diabetes:

“Chegou você ao Mar Vermelho da vida, onde,apesar de todo seu esforço,não existe saída e nem retorno,e o único caminho é atravessar as águas?”

 

As vezes ficava pensando ,por que?Por que com a gente?Por que com a minha filha??Quando a Marcela foi diagnosticada com Diabetes ano passado, nos deparamos com o Mar Vermelho em nossas vidas...Um choque...Sempre incentivei  hábitos saudáveis,sempre cuidei de minha pequena,por que isso aconteceu???Já chorei muito,já me revoltei várias vezes,levei um bom tempo pra aceitar a  nova situação,até a ficha cair e eu mergulhar de cabeça no mundo da Diabetes.Entender  o que era,o que causava,os tratamentos,procurei e procuro tudo o que pode melhorar a vida de minha filha.É algo que hoje não tem como mudar...O jeito foi aceitar e se  adaptar a nova vida,aos novos hábitos.Hoje, após 10 meses de diagnóstico vejo tudo com outro olhar...

Acredito na cura,mas não a espero,cuido de minha filha como devo para ela ter uma vida saudável hoje e amanhã também.Aliás...Amanhã ela mesma vai estar fazendo tudo sozinha pelo controle da Diabetes...rsrsrs.Vou estar sempre por perto,claro... pra conferir...rsrsrs...Mães...

Aceitar é o primeiro passo para ter uma vida saudável após o diagnóstico. Se você está passando por esse momento,não se desespere...vai passar!Leia bastante,converse com seu médico,procure trocar experiências com outros diabéticos ou familiares que cuidam deles,vai ser muito bom e com certeza muito vai acrescentar à sua vida.Assim que você aceitar vai poder continuar vendo a vida dos melhores ângulos e continuar tendo muitos dias doces! J

 

 

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Gêmeas brasileiras e diabéticas tipo 1 participam de corrida nos Estados Unidos



Exemplos de que com Diabetes se pode ter uma vida normal e saudável e fazer tudo o que quiser!


Gêmeas brasileiras participam de corrida especial nos Estados Unidos
As gêmeas paulistanas Daniela e Gabriela Arantes, 29 anos e portadoras do diabetes tipo 1, estão entre as inscritas.
Gêmeas brasileiras participam de corrida especial nos Estados Unidos
Daniela e Gabriela representarão o Brasil
Vinte e cinco corredores de longa distância que se beneficiam de alguma tecnologia médica serão homenageados como Global Heroes (heróis globais) ao participarem da Maratona Medtronic Twin Cities ou da Medtronic TC Mile 10 (corrida de 10 milhas/16 quilômetros) em Minneapolis, nos Estados Unidos, no próximo dia 7 de outubro.

Participarão da competição atletas de Austrália, Áustria, Canadá, Israel, Noruega, África do Sul, Espanha, Estados Unidos e Brasil. Cada corredor tem um dispositivo médico para o tratamento de condições crônicas, como doenças cardíacas, diabetes, problemas de coluna, dores crônicas e distúrbios neurológicos.

A Medtronic lançou o programa Global Heroes em 2006 para comemorar as realizações e a paixão por correr dos atletas que superam os problemas de saúde e servem como inspiração para outros portadores de doenças crônicas. As gêmeas paulistanas Daniela e Gabriela Arantes, 29 anos e portadoras do diabetes tipo 1, estão entre as inscritas.

Daniela participará da TC Mile 10 e Gabriela correrá a Maratona Medtronic Twin Cities. Este é o segundo ano consecutivo em que corredores brasileiros estarão na competição. Em 2011, o endocrinologista Júlio César Batista Lucas, também usuário da bomba de insulina, correu a TC Mile 10.

Gabriela lida com a doença há dez anos, enquanto Daniela só foi diagnosticada em outubro de 2011. As duas irmãs são usuárias da bomba de insulina, um aparelho que envia a substância ao organismo 24 horas por dia, conforme uma programação indicada por um médico.

“A bomba de insulina mudou a minha vida. Antes, eu tinha que fazer várias paradas durante a corrida para monitorar meu nível de glicose no sangue. Hoje, simplesmente ajusto a dose de insulina com um botão. A bomba me proporciona uma liberdade que eu não tinha com outros métodos de aplicação da insulina”, disse Gabriela.

“Minha irmã me encorajou a usar a bomba de insulina”, conta Daniela. “Vê-la conviver com o diabetes por tantos anos me preparou para lidar com a doença, então não tive grandes dificuldades para me adaptar a uma nova rotina, nem mesmo na prática de esportes”, afirmou.

As irmãs Arantes são educadoras físicas e têm uma empresa de treinamento físico. Em 2012, o 30º aniversário da dupla será celebrado na Maratona Medtronic Twin Cities. A seleção dos Global Heroes é responsabilidade da Twin Cities In Motion, uma organização sem fins lucrativos que realiza a corrida e a maratona.

A Medtronic Foundation assumiu o compromisso de custear a inscrição e as despesas de viagem dos participantes selecionados, além de doar US$ 1 mil em nome de cada corredor a uma associação de pacientes que educa e apoia as pessoas que vivem com a mesma condição do atleta.

“O objetivo do programa é mostrar para as pessoas que, mesmo sendo portadoras de uma doença crônica e usuárias de uma tecnologia médica, podem seguir seus sonhos e viver uma vida ativa e plena,” afirma Oscar Porto, diretor geral da Medtronic no Brasil. “Estamos contentes por mais uma vez ter representantes do nosso país nesse importante evento,” completou.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Sociedade Brasileira de Diabetes promove curso de insulinoterapia

A Sociedade Brasileira de Diabetes – Regional Santa Catarina, em parceria com a Regional Médica da Zona Carbonífera (RMZC), promove nesta terça-feira, dia 18 de setembro, em Criciúma, o curso gratuito de insulinoterapia. As aulas serão oferecidas com base em estudos clínicos e envolvendo diversas orientações sobre o início da terapia com insulina para pessoas com diabetes.

O curso de insulinoterapia será ministrado pelos médicos endocrinologistas, Fabíola Alves Batista, de Criciúma, e Jorge de Faria Maraschin, da cidade de Tubarão, e é voltado aos médicos clínicos da rede pública ambulatorial e hospitalar, além de médicos residentes.

De acordo com a endocrinologista, Fabíola Alves Batista, o objetivo é capacitar o clínico a fazer uma abordagem inicial em ambiente hospitalar, ao paciente diabético que necessita de insulinoterapia e de uma continuidade do tratamento a nível ambulatorial. “Como o Diabetes Melitus é uma doença que vem alcançando proporções epidêmicas, é fundamental que o médico não especialista saiba identificar as situações em que se faz necessária uma intervenção terapêutica mais agressiva. Assim, com o objetivo de obter um melhor controle da doença, evitando suas complicações”, destaca Dra. Fabíola.

O Curso de Insulinoterapia será realizado no auditório da Unimed Criciúma, às 19h30min.

O quê: Curso de Insulinoterapia – promovido pela Sociedade Brasileira de Diabetes – Regional Santa Catarina e apoiado pela Regional Médica da Zona Carbonífera (RMZC).

Quando: 18 de setembro, das 19h30min às 22 horas.

Onde: Auditório da Unimed – Rua Estevão Emílio de Souza, 201 – Próspera – Criciúma (SC)

Inscrições:
Gratuitas - Informações e inscrições pelo telefone (48) 9146-7337 ou pelo e-mail sbdsantacatarina@yahoo.com.br

Link da reportagem:
http://www.engeplus.com.br/0,,50338,Siedade-Brasileira-de-Diabetes-pre-cursde-insulinerapia.html

sábado, 8 de setembro de 2012

Diabetes de menina de 2 anos fica sem controle por falta de glicofita-JM Online

Lembra quando eu disse semana passada que os diabéticos tanto tipo 1 quanto tipo 2 que dependem EXCLUSIVAMENTE do sistema público de saúde de Minas iriam passar por falta de tiras???Pois é já temos crianças nessa situação!Crianças diabéticas sem tiras e também sem insulina!!!Dá pra imaginar ficar uma refeição que seja sem olhar a glicemia?
Estou indignada por essas pessoas e também porque sei que mês que vem irei passar pela mesma situação,vou chegar lá na farmácia e irei ouvir um "não veio" como já fui "previnida" quando fui buscar esse mês.Eu também gasto muitas tiras,no mínimo 8 por dia.Vamos nos desdobrar aqui em casa ,mas  vamos comprar,como já fazemos todos os meses pois não ganhamos o suficiente,somente 100.Não vamos deixar faltar jamais um item de primeira necessidade para o controle adequado da Diabetes.Mas e quem não tem condições de comprar?Todos sabem o quanto ainda é caro a caixa de tiras.
Volto a destacar o descaso com os diabéticos.Sabiam que algumas prefeituras,como a da minha cidade,só dão 15 seringas por mês para o paciente?Ou seja,se ele usa só a NPH tem que usar a mesma 2 dias do mês,se ele usar dois tipos de insulina,imagina o que acontece?!
 

Jm Online -Uberaba                                                              Por:Renata Mambrim - 07/09/2012

"Usuários reclamam da falta de fitas reagentes e insulina em unidade de saúde. Elisabete Perla Pereira é mãe de uma criança de dois anos que é diabética e não consegue fita nem na Secretaria de Saúde Municipal nem na Superintendência Regional de Saúde (SRS Uberaba), órgão estadual.

A mãe lamenta a falta de previsão e fala que sempre justificam o problema com a falta de licitação. Elisabete não tem como comprar e não vê saída para o problema. “Eu pergunto por uma previsão e não dão. Isto tira toda a esperança que a gente tem. A minha menina usa quase 300 fitas por mês e eu não tenho condições de comprar. É um material caro e é um direito dela”, revolta-se a mãe.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que há fitas para medição, mas não são compatíveis com os aparelhos doados pela SRS e não há verba no orçamento para adquirir outro tipo de fita. Já a Superintendência Regional de Saúde afirma que o estado continua tentando sanar o problema da falta de fitas.

O que aconteceu, segundo o superintendente Iraci José de Souza Neto, é que a empresa que ganhou a última licitação para fornecer o produto não está recebendo a matéria prima na totalidade por causa de greve nos portos brasileiros. Isto causou um déficit na entrega do produto. “Não dá para fazer outra licitação, cancelando a existente por ser um procedimento praticamente impossível”, afirma Iraci.

O superintendente explica que o estado está encaminhando a cada cidade um percentual de 50% da necessidade local para ser distribuído pelo município e garante que todo mês está sendo feito desta forma até a situação se regularizar. “Para não prejudicar nenhum município, ele está atendendo a todos, usando como base o registro de solicitações de cada um num percentual de igualdade. É uma meta de 50% até regularizar a entrega destes produtos”, diz.

Iraci ressalta que todos os envolvidos nesta aquisição de materiais da superintendência e o próprio secretário estadual estão cobrando para que não falte medicamento e acredita que o problema está para ser normalizado."
 
http://jmonline.com.br/novo/?noticias,2,CIDADE,68170( Link de onde retirei a reportagem)

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Marina e a sexta-feira Azul!

 
A Marina já está fazendo o test driver com a bomba há alguns dias e está tudo indo muito bem...Segundo a mamãe Audrey já é possível ver os benefícios que a bomba oferece aos diabéticos já nos primeiros dias.Fico muito feliz e torcendo por ela!
 Dedico essa sexta-feira azul a  essa princesa!
Que linda!!!  :-))))

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Falta tiras reagentes para Diabetes

 

Quem depende exclusivamente do sistema público de saúde de Minas Gerais vai passar por falta de tiras reagentes esse mês de agosto e pelo que fui orientada na Farmácia básica pelo visto mês que vem também...
É uma vergonha!Algumas prefeituras como a de  Barbacena vai suprir essa falta comprando,mas será que todos os munícipios vão agir assim??Inclusive o meu???
E quem não tiver condições de comprar?Como vai ser feito o controle glicêmico nesse período?
Os diabéticos estão "jogados" se vocês querem saber,essa é a pura realidade.Ainda mais depois que li um ofício enviado pela SES-MG(DELIBERAÇÃO CIB-SUS/MG Nº 867, DE 20 DE JULHO DE 2011. ) para a Farmácia Básica de minha cidade a cerca da distribuição de tiras.Um verdadeiro racionamento,em vez de aumentar a distribuição estão diminuindo...Pelo visto só se consegue os seus direitos brigando na justiça!
Abaixo um trecho do ofício...

"6)OBSERVAÇÕES

(...)
Os Portadores de Diabetes Tipo 1 e Diabetes Gestacional receberão 3 (três) tiras reagentes por dia para determinação da glicose sanguínea( Del. CIB-SUS/MG 867/2011).

Os Portadores de Diabetes Tipo 2 insulinodependentes receberão 1 (uma) tira reagente por dia para determinação da glicose sanguínea( Del. CIB-SUS/MG 867/2011). "



Onde que uma criança diabética vai usar somente 3 tiras por dia???E um diabético tipo 2 uma tira???É ou não é um descaso???
Na internet publicaram sobre a falta de tiras:


Parte 2-Marina: Trocando o catéter pela primeira vez

"Sábado fui ao encontro de pais na ADJ e marquei com a Jú a troca de cateter lá mesmo - foi outra noite sem dormir, pois quem fez essa troca fui eu.
Passando algodão com álcool para higienizar o local:

 
 
Perguntando para a Jú se era o local certinho:
 
 
Apertando a aplicador – ainda não sei o nome direito das coisas rss.
 
 
 
A Jú verificando se estava bem preso:
 
 
 
Para ter certeza que a cuidadora , o anjo da minha vida – Dona Maria – e a escola fazerem a contagem de CHO com exatidão, ontem etiquetei tudo em casa, deu um trabalho danado mas acho que ficou bom:
 
 
 
 
Bom, é isso qualquer coisa vou contando as novidades!    Audrey Sarkosi"