terça-feira, 31 de julho de 2012

Belo Horizonte perde criança por erro médico!

Acabei de ler no blog da Carol "Doces contos de uma vida doce" e estou indignada e sei que quem ler o que a Carol postou,vai se sentir como eu estou me sentindo agora!A gente que é mãe não consegue assistir a um crime desses e ficar de boca calada,é o fim do mundo minha gente!

Luto por uma criança de 2 anos vítima de erro médico


REVOLTA: essa é a palavra que traduz meus sentimentos quando ouço que uma criança de 2 anos faleceu, porque o médico não soube identificar ou simplesmente não quis diagnosticá-la como diabética. É lamentável imaginar um médico, do posto de saúde, não conseguir diagnosticar, esquecer quais são os principais sintomas ou apenas ser indiferente a tudo que se refere ao diabetes... Normal, né... já que muitos deles não sabem nem usar um glicosímetro. Isso porque estou falando de uma doença “pouco difundida” no meio médico, que acomete hoje “apenas” 12 milhões de brasileiros, onde o Brasil ocupa o 8º lugar no ranking mundial de pessoas com a doença...
Há alguns dias uma amiga postou no facebook um fato ocorrido em um posto de saúde da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O neto da sua ajudante estava com a glicose em jejum em 202 e o médico não diagnosticou diabetes. A mãe da criança voltou ao posto de saúde com outro exame e a glicose em jejum continuava em 200, o médico mais uma vez afirmou que não era DM1. Semana passada o menino foi para o hospital com cetoacidose grave, ficou internado 2 dias na UTI, mas não resistiu e faleceu...
Vejo isso como um ERRO MÉDICO GRAVÍSSIMO!!!

Definição de erro médico: “falha do médico no exercício da profissão. É o mau resultado ou resultado adverso decorrente da ação ou da omissão do médico, por inobservância de conduta técnica, estando o profissional no pleno exercício de suas faculdades mentais.” Segundo informações, para ser classificado como erro médico, uma falha precisa se enquadrar em algum dos três quesitos: Imprudência, Imperícia e Negligência!!! Em minha opinião esse tal médico preencheu todos os quesitos e ainda acrescento preguiça, desatenção, covardia, omissão e até mesmo falta de amor ao próximo!!!

Posso parecer radical, até compreendo que diabetes é uma doença cujos sintomas podem ser confundidos com outras doenças, mas não entra em minha cabeça porque esse médico foi tão imprudente!!! Porque não receitou imediatamente terapia com insulina, será que ele nunca leu o manual de Situações de Emergência em Pediatria, especificamente Cetoacidose Diabética??? Ahhh me poupem, mas até eu já li!!! Erro médico sim!!! Tenho certeza que eu, uma “mera” relações públicas, teria mais capacidade para salvar a vida dessa crianç,a sem nunca ter colocado meus pés na faculdade de medicina ou possuir CRM/MG... Queria ter a oportunidade de conhecer esse médico e dar a ele uma bela aula sobre diabetes!!!

Enfim, hoje estou de luto por uma criança de apenas 2 anos de vida vítima de erro médico!!! A família é carente e tem medo de fazer qualquer tipo de denuncia. Entretanto, não consigo ficar calada diante de uma situação tão grave... Quero ajudá-los, mas de antemão deixo aqui meu gesto de solidariedade na esperança que outros casos como esse não se repitam!!!

2 comentários:

  1. É até difícil dizer algo sobre isso...é preciso punir o responsável por tal absurdo...porque se aconteceu isso agora, se não for feito nada, poderá ocorrer novamente (isso se já não aconteceu antes)...E que tristeza para essa família...sem comentários viu...

    ResponderExcluir
  2. Se a justiça dos homens não o fizer que Deus a faça!
    E que realmente não venha a acontecer com outras criancinhas!
    Obrigada pela visita ao Blog Dani...
    Abraço!

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar!!! :-)