quinta-feira, 5 de julho de 2012

Assunto importante:RODÍZIO DE LOCAIS DE APLICAÇÃO DE INSULINA!


Lí esse post no Blog Minha doce filha-Diário de um pai e achei importante lembrar  da importância do rodízio dos locais de aplicação de insulina pra quem usa caneta dosadora ou mesmo a seringa e agulha convencional.O mais importante é lembrar que a aplicação de insulina sempre no mesmo lugar pode causar o endurecimento local,chamado de lipohipertrofia, que significa basicamente "aumento da gordura subcutânea". (sobre esse assunto acesse: http://saude.hsw.uol.com.br/como-injetar-insulina2.htm.)
Abaixo muitas informações a cerca desse assunto que talvez alguns não tenham conhecimento. Leiam!
Por: Cíntia Cuesta Carrasco de Lima – enfermeira do Centro BD de Educação em Diabetes
Com a realização do rodízio é possível prevenir deformidades no tecido subcutâneo. Essas deformidades prejudicam a absorção de insulina tornando-a lenta e irregular e com isso provocam alterações no níveis glicêmicos e hiperglicemia.
Orientações para o planejamento do rodízio:
  • considere o número de aplicações, horários, atividades diárias, exercícios físicos e profissão; organize as aplicações de insulina evitando as regiões que serão mais utilizadas em alguma atividade ou exercício físico, pois a insulina será absorvida mais rapidamente provocando primeiro hipoglicemia e posteriormente hiperglicemia. Ex. evite aplicar na coxa e andar de bicicleta;
  • divida as regiões em pequenas áreas com distância de 2 ou 3 dedos entre elas, conforme as ilustrações abaixo:


Locais de Aplicação de Insulina
  • a cada aplicação na mesma região, use um ponto diferente, só retorne no mesmo ponto após 14 dias, pois este é o período necessário para a cicatrização;
  • aproveite o momento da aplicação para apalpar a região, se você sentir algum ponto endurecido, não faça a aplicação no local até que volte ao normal.
Sugestões para o planejamento do rodízio de aplicações de insulina

2 comentários:

  1. Oi Natalia,
    Porque decidimos pela Medtronic?
    1- A medtronic é uma empresa especializada em dispositivos eletronicos medicos no mundo inteiro, em varias areas de saude.
    2- Queriamos mais liberdade para o Igor.(não ficar responsavel com tantos aparatos)se perder um glicosimetro temos outros em casa, mas com o controle da combo não é assim. Ele esquece o glicosimetro nos lugares mais inusitados.
    3- Como estamos pelo SUS avaliamos a possibilidade de atraso no fornecimento dos insumos e quanto nos custaria a longo prazo.
    4- A possibilidade de receber tiras performa pelo SUS para quem ja recebe Active aqui no RJ é baixissima, teriamos que arcar com os custos das tiras.
    5- o problema do Igor são as hipoglicemias, ainda existe a possibilidade de precisar usar o sensor, então com a paradigma, é só adicionar o sensor ao processo.
    6- Com todo o perfil do Igor, o medico indicou a paradigma.
    Acho que vc deve testar as duas e ver qual atende as suas necessidades, eu nem testei a combo.

    ResponderExcluir
  2. obrigada pelas informações Sarah!

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar!!! :-)